Como preparar o laboratório para o novo ano que vem aí? Nos selecionamos as principais tendências para laboratórios clínicos em 2024 e falamos sobre cada uma delas neste artigo. Vamos lá?
Tendências para laboratórios clínicos em 2024
Avanços tecnológicos, novos caminhos para a medicina diagnóstica e mais sensibilidade para práticas eco-amigáveis estão entre as principais tendências que os laboratórios clínicos precisam estar de olho em 2024. Confira a seguir.
1. Medicina Personalizada e Diagnósticos Avançados
O avanço em direção à medicina personalizada impulsionará a demanda por testes mais específicos e diagnósticos avançados, levando a uma gama mais ampla de opções de análises clínicas.
2. Expansão da Testagem Genômica
Com a redução dos custos de sequenciamento genômico, espera-se uma maior demanda por testes genômicos abrangentes para prever riscos de doenças hereditárias e orientar tratamentos personalizados.
3. Medicina preventiva
Além de ser a chave para a longevidade dos laboratórios, é uma fonte de renda crescente. Exames moleculares e diagnósticos precoces são boas apostas neste cenário.
4. Sustentabilidade e Práticas Eco-Amigáveis
A conscientização ambiental pode levar os laboratórios a adotarem práticas mais sustentáveis, como a redução do uso de plástico descartável e a implementação de métodos de descarte mais ecológicos.
5. Nanotecnologia Aplicada a Diagnóstico
A nanotecnologia pode ser usada para criar dispositivos de diagnóstico mais sensíveis e rápidos, permitindo a detecção precoce de condições médicas.
6. Biotecnologia e Terapia Gênica
Avanços na biotecnologia e terapia gênica podem exigir a incorporação de novos testes e protocolos nos laboratórios clínicos, acompanhando o desenvolvimento de tratamentos inovadores.
7. Inteligência Analítica e Relatórios Personalizados
Outra tendência que segue em 2024 é utilizar os dados de forma inteligente e estratégica. Conforme mais informações são coletadas de maneira integrada e digital, mais oportunidades para alcançar um diferencial competitivo o laboratório tem, mediante análises dessas informações.
Ferramentas analíticas integradas como o BI, que entrega indicadores para laboratório em tempo real, podem ajudar na interpretação de grandes conjuntos de dados, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões.
Além disso, tenha em mãos a capacidade de gerar relatórios gerenciais personalizados atende às necessidades específicas de cada nicho do laboratório.
8. Parcerias estratégicas
Com a crescente demanda por exames avançados, estabelecer parcerias estratégicas em 2024 é vital caso seu laboratório ainda não consiga executá-los.
Fazer uma boa parceria com laboratórios de apoio, por exemplo, proporciona acesso a tecnologias modernas, profissionais especializados e aumento da capacidade, reduzindo custos operacionais e assegurando conformidade com regulamentos específicos da área.
Além disso, o seu fornecedor de software laboratorial deve ser um parceiro que “jogue” com o laboratório e ofereça recursos tecnológicos que acompanhem o avanço do negócio, além de garantir a segurança dos dados segundo as regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados.
9. Avanços tecnológicos e automação de processos
O uso de tecnologia na saúde não é uma opção, é uma realidade. Transformações como o avanço do 5G, que facilita a expansão da saúde no país, leva a internet a regiões onde historicamente têm mais dificuldade de conexão, por exemplo.
O resultado disso é um paciente cada vez mais conectado, o que traz uma necessidade em tornar a sua jornada cada vez mais digital, sem deixar de ser humana. Vale investir em integração com plataformas para atender com mais eficiência, economia e ofereça não só acesso online a resultados, mas novos meios de comunicação com paciente.
Embora não seja um assunto novo, a automação laboratorial é fundamental para evitar gastos de tempo e energia em tarefas repetitivas e dar mais qualidade.
Leia também: Sistema de interfaceamento laboratorial – o que é e benefícios.
10. Regulamentações e Conformidade
O cumprimento das regulamentações governamentais e as normas de qualidade são fundamentais para laboratórios clínicos. Mudanças nas leis de saúde e padrões de segurança podem criar desafios na adaptação e garantia de conformidade.
Como melhorar o laboratório em 2024?
Aposte em sistemas de gestão laboratorial que simplifiquem tarefas e economizem tempo, além de entregarem eficiência operacional para atender demandas laboratoriais como:
- rastreabilidade;
- gestão de dados unificada;
- segurança da informação;
- atualizações e adaptações às mudanças;
- flexibilidade de atendimento a diversos nichos;
- automação;
- integrações;
- entre outros.
A Hotsoft está há mais de 35 anos no mercado de software laboratorial e oferece soluções tecnológicas que dão suporte para a evolução de laboratórios e, desde 2021, passou a ser parte da SCC Soft Computer, líder mundial em LIS, ampliando seu portfólio e trazendo ao Brasil soluções inovadoras para:
- análises clínicas;
- genética, genômica e citogenética;
- microbiologia;
- anatomia patológica e citopatologia;
- gestão para banco de sangue e hemocentros;
- e muitos outros módulos.
Fale com um de nossos consultores e conheça o portfólio completo.