O uso de sms para laboratório tem sido uma das saídas simples e eficientes de comunicação, abrindo um canal para fortalecer a relação com clientes ativos, novos clientes e parceiros do laboratório.
Se você quer entender mais sobre essa estratégia para divulgar um laboratório de análises clínicas e conhecer as vantagens em enviar SMS na área da saúde, continue a leitura e veja alguns modelos de frases para utilizar nas campanhas. Vamos lá?
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O que é SMS e para que serve?
O SMS (sigla para short message service) é uma mensagem de texto curta, enviada de um sistema para um aparelho celular. Os textos devem possuir até 160 caracteres e servem para estabelecer algum tipo de comunicação com o receptor, como uma mensagem de lembrete, por exemplo.
Para se ter ideia, o relatório State of Mobile, publicado pela App Annie, mostra que brasileiros lideram ranking de tempo gasto no celular, com cerca de 5,4 horas por dia. Esses dados mostram que as pessoas estão cada vez mais conectadas.
Então fazer uso de mensagens via SMS é uma das maneiras de estar em meio ao dia a dia dos clientes e aproximar o laboratório, de forma agradável, de seus pacientes.
SMS para laboratório: como funciona o envio?
O jeito mais simples e fácil de operar no dia a dia é fazer o envio de SMS através de uma ferramenta que faça os disparos, sem se preocupar com operadoras de celular. Para isso é preciso um software que tenha acesso à base de dados do laboratório, para utilizar as informações para fazer o envio das mensagens.
Essas ferramentas tecnológicas permitem que o laboratório crie o texto das mensagens e filtre os destinatários de acordo com as campanhas que deseja fazer. Você pode criar campanhas específicas para Outubro Rosa ou Novembro Azul ou personalizar as boas-vindas para um paciente que acabou de ser cadastrado no laboratório, por exemplo.
Agora que você já sabe que os envios podem ser executados de forma bem simples e personalizada, vamos entender melhor os benefícios dessa estratégia de comunicação.
Quais benefícios ao enviar campanhas via SMS para pacientes?
A grande vantagem em utilizar sms na área da saúde é a praticidade e facilidade em criar um canal de comunicação direto, sem nenhum tipo de interferência externa, já que as mensagens chegam diretamente no celular das pessoas, notificando-as de imediato. Mas não é só isso, confira outras vantagens a seguir:
1. Um novo canal de contato
As mensagens enviadas por SMS se tornam mais um meio de conversar com seu cliente. O relacionamento é direto, economizando tempo e dinheiro que seria gasto para criar um setor específico para essas comunicações, por exemplo.
2. Redução do tempo de trabalho
Como existem ferramentas que automatizam o processo, você conseguirá fazer os envios em menos tempo e pode aproveitar melhor o tempo dos colaboradores em outras atividades no laboratório.
3. Organizar a rotina do paciente
O ativo mais importante para as pessoas, atualmente, é o tempo, não é mesmo? Estamos sempre atarefados com rotinas de trabalho, família e tantas outras coisas e, inevitavelmente, acabamos esquecendo alguns compromissos.
Com um simples alerta enviado via sms no dia anterior ao agendamento é possível auxiliar o paciente a se organizar. Outra maneira interessante de utilizar o sms no laboratório é através de lembretes sobre o preparo para realização de alguns exames, como os que requerem jejum. Mensagens assim mostram preocupação e orienta os pacientes.
4. Reduzir a falta dos pacientes aos agendamentos
Como falamos no exemplo anterior, uma simples mensagem encaminhada com lembretes sobre os agendamentos ajuda a evitar que o paciente se ausente e prejudique toda a rotina preparada no laboratório.
5. Estreitar a relação também com médicos
Manter uma boa relação com os médicos faz com que eles sempre se lembrem do seu laboratório e, consecutivamente, o indique cada vez mais.
Use das campanhas de SMS enviando novidades do laboratório, lembretes de aniversário e outras mensagens que ajudem a estreitar essa relação.
6. Maior produtividade e eficiência
Com o envio de mensagens automáticas pelo sistema, o processo de contato com o cliente fica mais simples e prático. Além disso, alivia as tarefas da equipe de trabalho e economiza tempo que pode ser utilizado para outras atividades do laboratório.
7. Gera uma visão positiva do paciente com o laboratório
O cliente percebe a atenção dada e valoriza a qualidade no atendimento, trazendo uma visão positiva sobre o laboratório. As mensagens agregam valor e ajudam a fortalecer o vínculo com o cliente.
Tipos de mensagens para enviar via SMS para pacientes
Desde mensagens automáticas a campanhas direcionadas para públicos específicos, são diversos os temas que aproximam o paciente do laboratório, além de agregar valor ao atendimento e mantê-lo sempre em contato com a sua marca. Veja abaixo alguns exemplos mais comuns:
• Aviso de resultado pronto
Auxilia o paciente e o médico a se programarem para retirar o resultado e agilizar processos;
• Mensagens de aniversário
É importante estar presente em datas especiais para o cliente, o aniversário é uma delas, então aproveite.
• Mensagens de boas-vindas
É uma maneira de dar atenção aos novos clientes e apresentar o site e outros serviços do laboratório.
• Campanhas em datas específicas
Outro momento importante é fortalecer o vínculo com o paciente através de campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul, Dia do cliente etc.
• Envio de promoções
Em períodos de baixo movimento, enviar SMS com promoções é uma boa saída para gerar demanda.
• Oferta de novos serviços
Divulgar novos serviços aumenta a percepção de valor sobre o laboratório, tanto para pacientes, quanto para médicos.
• Envio de cobranças
Mensagens que auxiliam o paciente a não esquecer as possíveis pendências que possam ter com o laboratório, sejam elas financeiras ou de material.
• Orientações de cuidado com a saúde
Vale a pena investir no disparo de mensagens com dicas de cuidado com a saúde. Isso ajuda a aumentar a percepção de cuidado e atenção do laboratório para com os pacientes.
No inverno, você pode enviar dicas de como manter a higiene e manter ambientes arejados ajudam a prevenir gripes e resfriados, por exemplo.
Outra forma é através de campanhas preventivas como o combate ao mosquito Aedes aegypti, em períodos de alta nos diagnósticos de dengue.
• Envio de pesquisa de Satisfação
Se você tem uma pesquisa de satisfação online vale a pena enviar para os pacientes que acabaram de sair do laboratório, para que ele avalie os seus serviços logo após utilizá-los.
Esses são alguns tipos de mensagens que você pode enviar por SMS para o público do seu laboratório. Quer algumas dicas para escrever o conteúdo delas? Veja o que preparamos a seguir.
Leia também: 11 ideias para campanha Novembro Azul no laboratório
Modelos de mensagens de SMS para laboratório
O que escrever em uma mensagem de SMS para pacientes? Antes de pensar no conteúdo é importante saber um detalhe importante: 160 é quantidade máxima de caracteres para uma mensagem via SMS. Mas não se preocupe, é bem fácil criar mensagens objetivas mesmo com poucos caracteres. Veja alguns exemplos:
Resultados prontos
- Olá Paula, os resultados de seus exames estão prontos! Retire on-line: link encurtado do site.
Mostrando preocupação com a saúde
- Em caso de suspeita de dengue procure imediatamente nosso laboratório e faça o exame. Atendemos de seg a sexta das 6 até às 17h – link encurtado do site.
- Você já fez o check-up este ano? Não deixe a saúde para depois! Acesse nosso site e agende seus exames: link encurtado do site.
Celebrando aniversário
- Olá, Daniel! A equipe do Laboratório Hotsoft lhe deseja um feliz aniversário. Parabéns e felicidades.
- Olá Luana, Feliz aniversário! Que o seu dia seja mágico e a sua vida
seja longa. São os votos do Laboratório Nome.
Divulgando promoções
- Aproveite a promoção de 20% de desconto e faça o check-up completo dos seus exames. Aproveite e agende no site: link encurtado do site.
Esses são apenas alguns exemplos de possibilidades que o SMS pode agregar na comunicação com seus clientes.
Boas práticas para enviar SMS aos clientes do laboratório
Uma campanha enviada por SMS pode ir por água abaixo se não for feita corretamente, causando incômodo ao invés de uma percepção positiva.
Um dos primeiros passos é conseguir o consentimento dos seus clientes, confirmando que eles estão cientes e aceitam receber este tipo de comunicação. Além de ser algo já previsto na LGPD (Lei geral de proteção de dados), essa técnica garante paciente não se sentirá invadido, ao invés de ter uma boa impressão.
O planejamento dos envios de SMS deve ser feito com muito cuidado, com assuntos que sejam de interesse do público e tenham relação com os serviços prestados pelo laboratório.
Escolhendo a melhor solução para colocar os envios em prática
O laboratório precisa contar com um software que automatize esses envios para simplificar a tarefa de disparo das mensagens. Um bom software laboratorial que ofereça este recurso é a melhor alternativa, pois ele já concentra os dados dos pacientes do laboratório, facilitando a utilização das informações.
Isso evita o trabalho de importar e exportar informações para outro sistema só para fazer os envios, além de não gerar custos a mais para manter dois softwares.
Clientes Hotsoft possuem uma solução integrada para realizar o disparo de SMS para laboratório, então não deixe de falar com nosso time de consultores.
Gostou do conteúdo de hoje? Esperamos que sim! Continue acompanhando nosso blog para ver mais dicas de marketing para o seu laboratório. Até o próximo post!