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Os desafios para fidelizar os clientes do laboratório

Os desafios para fidelizar os clientes do laboratório

Para tornar positiva a experiência do paciente desde a recepção do laboratório, o gestor precisa estar atento a cada detalhe para eliminar obstáculos no atendimento. Mas como eliminar esses obstáculos sem entender como funciona cada etapa do processo? É preciso ter informações consistentes e em tempo real para minimizar os riscos de tomar decisões equivocadas. Contar com acesso rápido à indicadores de desempenho do laboratório, como quanto tempo o paciente espera na recepção e na coleta ou qual a produtividade de cada recepcionista e cada coletador, podem mostrar indícios de gargalos no processo que devem ser aperfeiçoados para melhorar a experiência do cliente com a sua marca e consequentemente fideliza-lo através de um serviço de valor agregado.

Como ter um atendimento eficiente na recepção e coleta

Na sua chegada ao laboratório, o paciente precisa encontrar as informações de forma clara, eliminando obstáculos, como por exemplo, contando com um painel intuitivo para a retirada da senha. Outra forma de interagir com o paciente neste momento é através de um painel de chamadas que tenha uma área para transmissão com vídeos promocionais ou até mesmo um canal de TV, funcionando como um forte canal de comunicação enquanto o paciente aguarda o atendimento. Outro fator importante é ter uma ordenação inteligente e personalizável para chamada dos clientes, onde os atendentes e coletadores são orientados pelo sistema, respeitando os critérios de prioridade e tempo de espera definidos pelos gestores. Você pode ler mais sobre o assunto neste artigo: "Prioridade de atendimento: Das filas ao atendimento fora de controle". Vale lembrar da importância quanto a constante capacitação da equipe de trabalho.

Já imaginou ter tudo isso integrado ao LIS? Dessa forma é possível acompanhar as informações de produtividade em tempo real e ficar de olho no tempo de atendimento total. Clientes Hotsoft possuem recursos inteligentes que ajudam a personalizar o atendimento na recepção, na coleta e análise dos resultados. Alertas vinculados ao tempo máximo de espera e/ou a quantidade máxima de pacientes na recepção e na coleta, assim como a visão antecipada da produção para a área técnica e a previsão de atrasos na entrega dos resultados, são algumas das características do Painel de Monitoramento, recurso disponível, sem custo adicional, a todos os usuários dos sistemas Labplus e Labmaster.

É preciso identificar quais são as vontades e desejos dos clientes

As expectativas dos clientes estão mais altas do que nunca e o boca a boca é rápido e eficiente, para o bem e para o mal. A medida que o paciente se torna mais capacitado e informado, satisfazer suas necessidades é cada vez mais complexo. Pensando nos desafios para fidelizar os clientes do laboratório nós separamos um infográfico com 8 dicas para melhorar o atendimento no laboratório clínico e também um e-book sobre Como atrair e fidelizar clientes no laboratório clínico. Aproveite as dicas e gerencie sua rotina de forma eficaz.