em Marketing para laboratório

Como criar campanhas de e-mail para clientes do laboratório

O relacionamento através de campanhas de e-mail para clientes do laboratório é uma estratégia bastante comum para a fidelização de clientes, o que todo gestor deseja, não é mesmo?

Essa fidelização é importante para que a sua marca esteja sempre na mente dos clientes e que o laboratório se destaque perante os demais concorrentes, afinal, quando um cliente é fiel ele mesmo faz o marketing do laboratório, o famoso boca a boca.

Mas, em suma, o que é uma campanha de e-mail marketing e o que é preciso para começar a utilizar essa estratégia no laboratório? É sobre isso que falamos neste artigo. Vamos lá?

O que é uma campanha de e-mail marketing?

Uma campanha de e-mail marketing nada mais é do que um tipo de comunicação feita de uma empresa para seus clientes e outros contatos, onde o canal é, como o nome sugere, via e-mail.

O conteúdo dessas comunicações é versátil: pode apresentar o laboratório para novos clientes, oferecer promoções e dar dicas sobre saúde, por exemplo.

O principal objetivo deste tipo de comunicação é estreitar o relacionamento do paciente com o laboratório e fideliza-lo através de conteúdos relevantes que educam e ajudam, aumentando, assim, a percepção de valor do cliente e fazendo com que a marca se destaque na sua mente.

Agora que você já sabe o que são as campanhas de e-mail marketing e suas vantagens, vamos aprender o que é preciso para fazer o envio aos clientes.

E-mail para clientes do laboratório: como fazer?

Antes de mais nada é preciso entender os requisitos básicos para se fazer o disparo de e-mail marketing para os pacientes do laboratório. Basicamente será preciso contar com:

  • endereço de e-mail para o laboratório;
  • ferramenta para envios automatizados;
  • banco de dados com e-mail de clientes e/ou parceiros que deram o consentimento;
  • planejamento do conteúdo das campanhas.

Na hora de criar os conteúdos dos e-mails é importante ter em mente um certo equilíbrio para conter mensagens informativas (informações relevantes e que solucionem dúvidas do público) e publicitárias (campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outras promoções do laboratório).

Jamais utilize listas de e-mail compradas, essa prática é antiética e nada efetiva para o laboratório, além de gerar sérios riscos com a fiscalização da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Nada melhor do que utilizar o banco de dados do seu sistema laboratorial, onde você pode trabalhar com dados reais dos clientes, controlar os consentimentos e criar segmentações mais específicas.

Para fazer os disparos, você pode fazê-los direto do seu LIS (se ele tiver este recurso) ou procurar por algum tipo de integração deste banco de dados para outra ferramenta que faça estes envios automáticos.

Imagem com a frase: Nunca faça envio de campanhas sem o consentimento do usuario. Essa pratica e ilegal e pode gerar problemas ao laboratorio perante a Lei Geral de Protecao de Dados.

Tipos de campanha de e-mail para enviar aos pacientes

Como mandar mensagens para pacientes? Opções de assuntos não faltam, basta usar a criatividade e fazer um bom planejamento de conteúdo, sempre focando em informações relevantes para o público. Dentre os tipos de campanha de e-mail marketing para os pacientes, o laboratório pode enviar:

  • Promoções para clientes e médicos;
  • Agradecimentos;
  • Mensagens de boas-vindas para novos clientes;
  • Campanhas para prevenção de doenças;
  • Campanhas com datas comemorativas como Dia do Diabético, Outubro Rosa, Novembro Azul etc;
  • Conteúdos sobre qualidade de vida e bem-estar;
  • Avisos sobre o laboratório;
  • Lembretes sobre exames;
  • Resultados prontos;
  • Comemorações em datas especiais como aniversário;
  • Pesquisa de Satisfação.

Esses são apenas alguns exemplos de assuntos interessantes para estreitar o relacionamento com os clientes do laboratório por e-mail. Outra ferramenta bastante utilizada para comunicação é o SMS. Nós fizemos um artigo sobre o assunto, então não deixe de ver nosso post sobre o assunto, com 7 vantagens do SMS no laboratório e alguns modelos para aplicar.

E-mail marketing para laboratório: a estratégia vale a pena?

Muitas pessoas ainda questionam o uso de e-mail para divulgação de empresas, já que existem diversos outros canais de comunicação. Porém, se engana quem não acredita neste canal de comunicação.

De acordo com um estudo publicado pela GetResponse em 2022, o setor de Health Care atingiu uma taxa de abertura de e-mails de 25,09% em todo o mundo durante 2021. Além disso, em uma pesquisa realizada pela HubSpot, 77% dos especialistas de marketing entrevistados relataram um bom engajamento dos clientes com as empresas que colocam este tipo de comunicação.

O envio por e-mail é um canal amplamente utilizado pelas empresas. Além da pessoa checar sua caixa de entrada pelo menos uma vez por dia, ela pode receber a mensagem em qualquer horário sem prejuízos, escolhendo o melhor momento para ler. São algumas vantagens para o laboratório:

  • Baixo custo de implementação e manutenção;
  • Segmentação de público, já que as campanhas podem ser direcionadas para perfis diferentes;
  • Receptividade: seja no celular, tablet ou computador – o e-mail sempre será de fácil acesso;
  • Engajamento dos pacientes com o laboratório: clientes próximos e satisfeitos;
  • Mais força no atendimento humanizado também fora do laboratório.

É permitido?

Do lado do laboratório fazer o envio de campanhas é totalmente permitido, inclusive, pautado no do Manual do Biomédico, onde no Artigo 8º consta:

“Considera-se propaganda, publicidade ou anúncio, qualquer divulgação relativa à atividade profissional oriunda ou promovida pelo profissional biomédico, independentemente do meio de divulgação.”

E continua no parágrafo I:

“I – A participação do profissional biomédico na divulgação de assuntos de seu âmbito profissional deve-se pautar pela prévia condição de conteúdo que apresente evidências científicas, visando primordialmente o esclarecimento e a educação da população, além do interesse público, vedada a autopromoção, a prática enganosa, abusiva ou em desacordo aos direitos do consumidor”.

Entretanto, o envio de qualquer tipo de comunicação para os pacientes do laboratório precisa possuir um consentimento por parte do cliente. Ou seja, o envio de campanhas de e-mail só pode ser feito se o remetente permitir, de forma legal, e se o laboratório oferecer a possibilidade de cancelar o recebimento a qualquer momento.

Clientes Hotsoft têm solução para envio de campanhas de e-mail

A Hotsoft pode ajudar na comunicação com seus pacientes através de alguns recursos do sistema Labplus, com envio automático de e-mails em diversos estágios do paciente no laboratório, além de ser possível configurar campanhas segmentando públicos específicos.

Se você se interessou em conhecer essa solução é só chamar nosso time de consultores de negócio no WhatsApp e tire suas dúvidas.

Gostou do conteúdo de hoje? Continue acompanhando nosso blog porque sempre trazemos dicas para estreitar o relacionamento com os pacientes e gerar mais rentabilidade para o laboratório. Até o próximo post!

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